Gêtê...ontheblog

02 maio 2005

Once Again...

Once Again…

A Marta resolveu presentear-me com a sua presença nesta semana que passou. Once again…encontrámo-nos em terras germânicas! A primeira vez, em Munique naquele maravilhoso mês de Novembro de 2001 onde presenciamos o início do Inverno e passamos muitas horas de loja em loja, bebendo de meia em meia hora capuchinos para não congelarmos com o frio que se instalava dia após dia na cidade…

Nesta nossa segunda vez, para além das diferenças da cidade relativamente ao resto da Alemanha, posso dizer que o tempo esteve do nosso lado. Vem daí…não houve tempo para capuchinos!! Só mesmo cervejas, caipirinhas e muito vinho! Eheheh

Foi muito bom ter de novo aquele “bla, bla, bla” de amiga!

A par desta visita também fez 3 meses que aqui cheguei…e começo definitivamente a pensar…QUE O TEMPO ESTÁ A CORRER COMO NUNCA!!! É assustador porque uma semana passa sem eu dar conta disso e logo que chega a segunda e começo a resmungar por ser segunda (já vos disse que ODEIO segundas?!)…quando menos conto…já é sexta!! E assim sucessivamente…até que já se passaram 3 meses! Já disse mil vezes o quanto esta cidade me está a surpreender…mas não consigo deixar de o dizer! Até porque sempre que alguém vem cá parece que descubro algo de novo, um recanto diferente…a presença da Marta foi determinante nesse aspecto e sinto a cidade ainda mais rica!

Na sexta jantávamos num restaurante com influências francesas, o empregado falava no seu alemão perfeito e perguntava à Marta se lhe tinha sabido bem, ao que ela respondia com uma cara tipo “boi a olhar para um palácio”. Disse ao empregado no meu alemão quase perfeito (????) que ela não falava alemão e ele perguntou-me, então, que língua falávamos nós. Portugiesisch…disse eu toda orgulhosa! Ao que ele respondeu…ich auch!! (Eu também!) Desatei a rir-me, mais ainda quando me disse que era do Porto! Disse-me que só permanecia na Alemanha porque estava em Colónia…que nas outras cidades a diferença de tratamento para com os estrangeiros era abismal. Sou sempre muito reservada no que toca a rotular o povo alemão de racista…encontramos comportamentos iguais ou piores todos os dias no nosso próprio país até! Não posso porém deixar de reconhecer alguma verdade no que diz…Colónia é um Mundo à parte no meio da Alemanha. Análises sociológicas à parte, o mais natural em Colónia é encontrarmos a toda a hora uma pessoa a trabalhar ou a estudar que não seja alemã! E isso é que a torna numa cidade especial!

Apesar de tudo isto considero que há de facto uma forma de estar latina e cada vez mais me apercebo disso. Ainda ontem comentava com o Andrea (um dos italianos do grupo do “barulho”) que apesar das tentativas dos próprios alemães de trazerem para o seu próprio país elementos da cultura latina, sejam eles restaurantes, estilo de bares, música, bebidas, o modo de estar “latino” é algo intrínseco, que está no nosso modo de pensar, de estar… Eu sou latina porque adoro conviver com os meus amigos, adoro combinar jantaradas que durem horas e que tenham pelo meio longas conversas; sou latina porque neste momento estou aqui e no minuto a seguir posso estar noutro lado qualquer sem qualquer tipo de plano! Os alemães usam constantemente uma palavra para designar que têm um encontro com um amigo…”termin”. Ora, “termin” também pode e é usado no dia-a-dia quando se tem uma reunião, um encontro de negócios, uma marcação no cabeleireiro, uma marcação para nos instalarem o telefone (hahaha)! Faz-me imensa confusão que a mesma palavra seja usada igualmente para se dizer simplesmente que “me vou encontrar com um amigo”. Até a forma como o dizem exprime essa formalidade, de algo marcado com antecedência, com hora impreterivelmente marcada e quase impossível de ser alterada! O latino não! Combina tudo de uma hora para a outra, desmarca igualmente com toda a facilidade e não tem problema nenhum em até “matar dois coelhos de uma só vez”…se combinei café com um amigo e outro quer ir ao cinema…porque não juntarmo-nos todos e fazer as duas coisas?! Isto era um plano demasiado audacioso e turbulento para um alemão! Poderei até estar a usar de algum exagero mas serve isto para vos mostrar que por mais que haja essa tentativa de se adquirir a forma de estar latina, indo a restaurantes latinos, até jantando-se tarde…só se é latino se a “coisa rolar” ao sabor da maré, sem preocupações, apenas com o objectivo de se curtir esse momento! De qualquer forma, por isso é que existem culturas…modos de estar diferentes…e também não é pecado nenhum tentar adoptar-se esse estilo, mesmo que se corra o risco de parecer algo muito artificial.

Já vai longo o post…espero que não tenham adormecido…! Eheheh






1 Comments:

  • Um belo naco de prosa!
    Descreves perfeitamente a ideia que tenho dos alemães... Apesar de ter um alemão a viver aqui em casa, tenho a ideia que ele é um caso à parte... Super sociável e nada quadrado.
    Repito, um belo naco de prosa.
    Beijos

    By Blogger CHV, at 10:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home